Quem são os 5 passageiros mortos a bordo do submarino OceanGate Titanic
O CEO da OceanGate, um pesquisador, um piloto e um empresário e seu filho.
MUNDO




Útima foto de Harding antes do embarque no submarino
Nargeolet era o mais respeitado pesquisador do Titanic
Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood
CEO da OceanGate, Stockton Rush, era piloto, engenheiro e empresário
Stockton Rush, Shahzada Dawood, seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet estavam a bordo da embarcação para a visita aos destroços do Titanic, de acordo com a OceanGate, empresa que operava o submarino. Os familiares das vítimas foram notificados depois que destroços da embarcação foram encontrados no fundo do oceano, de acordo com a Guarda Costeira.
O submersível foi projetado com suporte de vida para sustentar cinco tripulantes por 96 horas. Na quinta-feira, a Guarda Costeira disse que encontrou destroços no fundo do oceano que eram consistentes com "perda catastrófica da câmara de pressão", a cerca de 1.600 metros dos destroços do Titanic.
Foi a terceira viagem do submersível OceanGate aos restos do Titanic, com uma tarifa de US$ 250 mil por viajante. A investigação sobre o incidente está em andamento.
Sobre as vítimas
Hamish Harding
Hamish Harding não era estranho à exploração. Ele circunavegou a Terra em 2019 e fez um mergulho em 2021 até o ponto mais profundo da Terra, o Challenger Deep, na Fossa das Marianas. E ele viajou ao espaço no ano passado a bordo do New Shepard da Blue Origin.
O empresário britânico e presidente da Action Aviation, falou sobre seu mergulho para ver o naufrágio do Titanic em uma publicação no Facebook.
"Devido ao pior inverno na Terra Nova em 40 anos, esta missão provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023", postou no domingo. "Uma janela meteorológica acabou de se abrir e vamos tentar um mergulho amanhã."
Harding, um piloto de transporte aéreo licenciado que detém três recordes mundiais do Guinness, foi "um indivíduo extraordinariamente realizado que empreendeu com sucesso expedições desafiadoras", disse a Action Aviation em um comunicado.
Shahzada e Suleman Dawood
Shahzada Dawood foi vice-presidente da Engro Corporation Limited, uma ampla empresa com sede em Karachi, Paquistão. Suleman Dawood é seu filho, disse a família em um comunicado.
Os Dawoods eram ambos cidadãos britânicos, de acordo com um colega. Shahzada Dawood, marido e pai de dois filhos, adorava fotografia, jardinagem e explorar habitats naturais, de acordo com a família.
Suleman Dawood, um estudante universitário, era apaixonado por literatura de ficção científica e por aprender coisas novas.
Paul-Henri Nargeolet
Paul-Henri Nargeolet, conhecido como o maior especialista no Titanic, era pesquisador, mergulhador e diretor de Pesquisa Subaquática da RMS Titanic Inc. Nargeolet liderou seis expedições ao local do Titanic, a mais recente em 2010.
Stockton Rush
O CEO da OceanGate, Stockton Rush, era piloto, engenheiro e empresário e foi ele quem supervisionou o projeto e a construção do submersível Titan da empresa. Rush foi recentemente adicionado a uma lista da Wikipédia de inventores mortos por suas invenções.