Capixaba de 9 anos representa o Brasil nas Olimpíadas Copérnico de Matemática em Nova York
BRAZUCAS DE SUCESSOEDUCAÇÃO
Para participar da edição 2025 das Olimpíadas Copérnico de Matemática, que está acontecendo esta semana em Nova York, a pequena Laura Batista, de apenas 9 anos, precisou vencer muito mais do que os desafios numéricos. Com o apoio da mãe, Geanne Batista, e da comunidade onde vive no Espírito Santo, a jovem estudante mobilizou uma verdadeira campanha para arrecadar os recursos necessários para representar o Brasil na competição internacional. E o esforço deu certo!
"Estou muito feliz de estar aqui representando o meu país", disse Laura, com brilho nos olhos. Sua mãe, emocionada, afirmou: "Cada pessoa que nos ajudou está aqui com a gente, de alguma forma."
Desde que desembarcou nos Estados Unidos, Laura tem aproveitado cada momento da experiência única. Antes mesmo das provas, ela visitou o Consulado-Geral do Brasil em Boston, conheceu os campi das prestigiadas Universidades de Harvard e Columbia, e compartilhou tudo nas redes sociais, onde tem inspirado outras crianças e famílias com sua história de superação e dedicação.
A Olimpíada Copérnico, fundada em 2020 nos Estados Unidos, é hoje uma das maiores competições de matemática do mundo. Além de avaliar o conhecimento acadêmico, o torneio estimula o pensamento crítico, ético e criativo dos jovens. Nesta edição, mais de 25 mil estudantes de mais de 50 países participaram das etapas iniciais. Apenas 700 crianças chegaram à final presencial em Nova York — entre elas, 34 brasileiros, incluindo a capixaba Laura.
“É uma experiência que vai me ajudar muito no futuro”, disse Laura, que já sonha em estudar fora do país e usar a matemática para transformar o mundo.
Independentemente da colocação no ranking final, Laura e todos os brasileiros presentes na competição já conquistaram algo muito maior: o reconhecimento, a admiração e o orgulho de todo o Brasil. Uma medalha que vai muito além do pódio.